sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Escalando a "Na Berola" (4º V E2 180m). Pedra da Maria Antônia.


 Eu, terminando a via, na quinta enfiada.

Fala pessoal,

Ontem eu e o Tacio Philip fomos escalar mais um pouco e o destino, como tínhamos que ir e voltar no mesmo dia, foi a pedra da Maria Antônia, em Pedra Bela/SP, nas proximidades de Bragança Paulista.

A idéia seria escalar alguma coisa nova e inteiramente em móvel, uma linha que o Tacio havia visto a algum tempo atrás, mas quando chegamos no local logo visualizamos por um croqui que a linha proposta pelo Tacio já havia sido escalado anteriormente e que ela coincidia com a via "Na Berola", ou algo bem próximo dela.

Tacio guiando a primeira enfiada.

A via, que dá acesso ao cume, têm graduação proposta de 4º V, e creio que ficou por isso mesmo. As 5 enfiadas realizadas são bastantes interessantes e para escalar a via é necessário um jogo de friends até o equivalente ao Camalot #5 e um jogo de stoppers.

O Tacio iniciou a primeira enfiada, por volta de 30 metros, tendo passado até a parada três peças móveis, sendo um Camalot #5 (equivalente), um friend pequeno e mais um stopper médio em um linha reta. Todas as colocações se dão em buracos e não em fissuras e fendas, então o guia precisa prestar atenção para não acabar pulando.

 Ainda na primeira enfiada.

Na sequência, a segunda enfiada segue por uma canaleta, que estava muito suja e com muita vegetação e por isso decidimos seguir a direita da mesma, sendo que o Tacio guiou a enfiada tendo passado uma peça inicial em um buraco na diagonal direita da parada e depois usando as proteções da "Via 9".

Chegamos então na base de outra fenda, esta com um início mais vertical e menos suja, sendo que eu assumi a guiada passando algumas peças pequenas e ao final da parte mais vertical passando o nosso maior friend, equivalente ao Camalot #5. Daí a fenda segue mais positiva e consequentemente é possível aumentar o grau de exposíção. Ao se chegar em um antigo grampo "P", a fenda se torna muito ruim por excesso de mato, praticamente instransponível, o que me forçou a seguir para a parada da via (já havíamos retornado à "Na Berola") e dar segurança pro Tacio.

 Eu, guiando a terceira enfiada.

Ele subiu rapidamente e iniciou a guiada da quarta enfiada, tendo seguido para direita devido a sujeira. A quinta enfiada recoube a mim, que não precisa de peças móveis, tendo sido um longo arremate ao cume, com um único lance mais chato (provável 5º grau), sendo que esta última enfiada de pouco mais de 60 metros (o que nos obrigou a entrar brevemente na francesa) teve somente uma proteção intermediária.

Chegando ao cume, desfrutamos do término da via, tiramos fotos e iniciamos o rapel que foi feito pelo "Paredão Enzo Davanzo", sendo que chegamos de volta ao carro por volta das 16h00. O tempo não ajudava e por isso decidimos retornar à Bragança Paulista para lanchar e retornar para sampa.

 No cume da Maria Antônia.

A escalada foi bem bacana e bem proveitosa.
É isso aí!

Um forte abraço!

Nenhum comentário: