segunda-feira, 18 de maio de 2015

Morre Dean Potter.



Caros amigos,

É com pesar que ontem, durante um salto em Yosemite, Califórnia, o escalador e "base jumper" americano Dean Potter veio a falecer.

A morte ocorreu durante um salto de "wingsuit" dentro do Parque e ainda não se sabe muito bem o que ocorreu de errado e que ocasionou a morte dele e do também paraquedista Graham Hunt.

Dean Potter se tornou mundialmente conhecido por diversas façanhas dentro da escalada, incluindo ascensões relâmpagos em Yosemite, como a escalada em um mesmo dia do El Captain, Half Dome e Monte Watkins. Além disso se notabilizou por suas travessias de highline sem segurança também em Yosemite, além de escaladas de peso na patagônia.

Vale dizer que Dean Potter influenciou uma geração inteira de escaladores, entre eles eu, que cresci vendo os vídeos de Dean solando vias de escalada e fazendo ascensões velozes. Em muito devo minha paixão pelo montanhismo (e não somente a escalada) para ele e outros montanhistas como Tommy Caldwell ou os brasileiros Sérgio Tartari e Makoto Ishibe.

Ano passado tive a oportunidade de conhecê-lo brevemento lá mesmo em Yosemite. Uma pessoa simples e amigável.

Descanse em paz. Morreu como queria e onde queria. Pena que foi tão cedo.

Abaixo um vídeo de um de seus highline solo, em Yosemite. Local que tanto amava.



Nenhum comentário: