sábado, 13 de novembro de 2010

Escaladas das vias "Galba Athaíde", "Chicken Salad", "Normal do Baú", "Cresta do Baú" e "Normal do Bauzinho". São Bento de Sapucaí/SP.

Paulo, Cris e eu no cume da Pedra do Baú/SP.

Fala pessoal,

Após trabalharmos o final de semana inteiro na Fórmula 1, apoiando o evento nos assuntos de interesse de atuação do Corpo de Bombeiros, eu, o Paulo Chagas e o Cristian Bons, decidimos correr para São Bento de Sapucaí para escalar na terça e quarta-feira algumas vias de escalada.

Nossa idéia era apresentar ao Cris, que é tenente do Corpo de Bombeiros do estado do Alagoas e está fazendo um longo curso com a gente, o complexo da Pedra do Baú, onde ele poderia ter um contato inicial com as montanhas paulistas.

Saímos de sampa, bem cedo, e quando eram 6h da manhã estávamos passando em Franco da Rocha para pegá-lo e seguirmos direto para a Pedra do Baú, via Campos do Jordão.

Seguimos direto para lá, e após algumas breves paradas para comida e abastecimento, chegamos no estacionamento da Pedra quando eram por volta das 10h30.

Havíamos elegido a via "Galba Athaíde" (5º Vsup E2 150m) como nossa primeira escalada e quando eram por volta das 11h30 o Paulo estava guiando a primeira enfiada desta bonita via, que é a primeira via à esquerda na face norte do Bauzinho.

Paulo guiando o crux da "Galba Athaíde", no Bauzinho.

O Cris guiando a 1ª enfiada da "Normal do Bauzinho".

O Paulo guiou as 3 primeiras enfiadas, ficando com todos os "cruxes", sobrando pra mim somente guiar a última e fácil 4ª enfiada. Chegamos no cume, fomos para o carro para nos hidratarmos, comermos e jogarmos conversa fora. O tempo ajudava.

Seguimos dali para a "Normal do Bauzinho" (2º III E2), uma fácil porém aérea via de escalada na face norte do Bauzinho, onde o Cris iria guiar (sua 2ª guiada geral, sendo a primeira em Salesópolis). O Paulo desceu com ele para dar segurança, enquanto que eu montaria uma linha de rapel para fotografá-los.

Cris guiando a "Normal do Bauzinho".

Paulo subindo a "Normal do Bauzinho".

Eles fizeram as duas enfiadas com tranquilidade enquanto eu sacava as fotos, que seguem no relato.

Saímos dali e fomos escalar então a via "Chicken Salad" (5ºsup E2). Uma curta via (uma enfiada), onde o crux está no início levemente negativo. Totalmente protegida por grampos. Guiei a via, sendo que o Cris muito bem, mandou de segundo, enquanto que desta vez o Paulo fazia a gravação da escalada de nós dois.


Já eram quase 18h quando havíamos terminado esta escalada e assim decidimos ir pra São Bento de Sapucaí. Fomos para a pousada da Tia Cida, onde pegamos um pernoite (por 30 reais com café da manhã), tomamos um banho e fomos para a Cantina do Tio Giuseppe, muito boa e barata, onde comemos e tomamos uma cerveja.

No outro dia, nossa idéia era seguir para a Pedra do Baú, fazendo as vias "Cresta do Baú" (IVsup), "Normal do Baú" (2ª enfiada - IIIsup E2) e o "Teto do Baú" (A1). Para tanto, quando eram 6h levantamos em São Bento, tomamos café, fizemos as compras e seguimos para o complexo. Arrumamos as tralhas e seguimos pela trilha, subindo ao col e fomos direto para a "Cresta do Baú", onde o Cris guiou muito bem, tomando uma bonita queda que não o abateu. O Paulo seguiu e por último eu limpei a via.

O Cris guiando a "Normal do Baú".

Paulo subindo a 2ª enfiada da "Normal do Baú".

O cris então seguiu guiando a "Normal do Baú" também, sendo que eu já havia guiado a via para poder sacar fotos dele e do Paulo por cima. Assim foi feito e quando não eram nem 10h30 já estávamos no cume tirando mais fotos. Acabamos decidindo por não fazer o "Teto do Baú" e logo estávamos descendo pela escada da face sul para retornamos ao carro.

Pedra do Baú vista do col.

Destino Baú!

Chegamos, arrumamos todo o equipamento e começamos a viagem de volta, sendo que quando era por volta das 17h estava chegando em casa. A viagem foi muito boa, rendendo boas escaladas, boas palhaçadas e boas fotos e espero que se repita, até porquê, ficamos devendo o "Teto do Baú".

Um forte abraço!

2 comentários:

Paulo Roberto - Parofes disse...

Belas escaladas e fotos muito boas! Parece que não aproveitou o feriadão mas a semana não escapou kkkk
Abraços cara!

Victor A Carvalho disse...

Fala Parofes! E ai meu velho! Valeu pelo comentário! De uma maneira ou outra a gente têm que escalar!! kkk

Abração!!