sábado, 7 de agosto de 2010

Escaladas na Serra do Cipó/MG. O paraíso da escalada esportiva.

 Calcário!

Fala pessoal,

Ainda que esteja escrevendo com atraso, uma vez que já faz uma semana que retornei, não poderia deixar de registrar a excelente viagem que fiz na segunda quinzena de julho para a Serra do Cipó, MG, que é o paraíso da escalada esportiva no Brasil.

Combinei de ir com o Kléber Marcondes, amigo da 90 graus, sendo que por lá, iríamos encontrar o restante da galera, Tacio, Osvaldo, Edu e Tatiana, Daniel e Lena. Saímos de sampa na sexta-feira, dia 23 a noite, indo para BH, onde chegamos de manhã, já pegando um ônibus para a Serra do Cipó. Chegamos lá por volta das 10h30, fomos para a nossa pousada, deixamos as coisas e fomos aclimatar na rocha, que é o excelente calcário local.

 A bonita Serra do Cipó/MG.

Pedalada pra relaxar!

O Kléber, que é um excelente escalador, usou para aquecer as vias, Soldados de Mármore, Assombrolius Bicolius, Depois da Zulma, Nas montanhas da Lua, Liseba e Tobogã e eu, que não tenho um apetite, tampouco vocação ou treino esportivo, entrei na Soldados de Mármore, Assombrolius Bicolius, Liseba e Tobogã, estas duas últimas vias de aderência.

A noite, o Tacio Philip (www.tacio.com.br) chegou com o Edu e a Tatiana e com isso no dia seguinte partimos para escalar ainda mais! O Osvaldo, juntamente com a Lena e com o Daniel chegaram na segunda-feira a noite, indo escalar com a gente a partir da terça-feira.

 Eu, na via "Sem Compromisso", 7a.

Como havia decidido, pela primeira vez, ter um pensamento "esportivo", ou seja, encadenar as vias e não somente escalá-las, decidi começar pelos 7a, sendo que então fomos no domingo até o setor da Melzinho (G3) para entrar na via "Sem compromisso" (7a). O Kléber e o Edu, entraram na Jungle Boy e o Tacio entrou em todas. Entrei também na Rei do Torresmo (7a) junto com Tacio, que ainda no final do dia entrou na Ninhos (6º).

Na segunda resolvemos conhecer o setor "Foda", onde entrei na via "Pra Elas" (5ºsup) e entrei no "Cachimbo da Paz" (7a), tomando um espanco. O Kléber entrou na Tatara (8a) e a galera ainda entrou em outras vias que tinham lá.

 Eu, na via "Cachimbo da Paz", 7a.

O Cléber na via "Tatara", 8a.

No dia seguinte (terça) fomos ao Vale de Blair, onde entrei na "Via de Blair" (7a) e no final do dia entrei na via "Depois da Zulma" (7a/b), na pedreira, o Kléber entrou na "Aresta que me resta" (8a), junto com o Tacio e o Edu, e o Kléber ainda entrou e mandou a "Dez Almas" (8b).

Quarta-feira decidimos dar um tempo para os tendões e fomos para o Parque Nacional da Serra do Cipó, onde alugamos bicicletas e pedalamos até o Canion (ida e volta em torno de 23km, com alguns trechos de bancos de areia). Com isso descansamos um pouco os musculos e na quinta voltamos à escalada, indo para o setor da Bárbaros, onde entrei junto com o Tacio, Osvaldo, Lena e Daniel, saindo de lá no final para tentar a Sem compromisso, que não havia conseguido no começo da semana. o Kléber entrou na "Onze proteções e um segredo" (8b) e a galera ainda entrou na "Diversão Garantida" (6ºsup), bem como o Tacio e o Osvaldo entraram na "Lamúrias de um Viciado" (7b) no final do dia.

Na sexta fomos ao Setor Cangaço, onde fiz, após encadenar a Sem compromisso no começo do dia, a via "O cravo e a Rosa" (7b), que foi feita também pelo Osvaldo, Tacio e Kléber. O Kléber, Osvaldo e Edu entraram na última via da direita (8a) mas que não me recordo o nome e o Osvaldo conseguiu mandar. O Edu mandou também um 8a à direita de um 7a em móvel em outro setor que não me recordo o nome.

Por fim, o Osvaldo, o Tacio e o Edu foram embora no sábado pela manhã, ficando eu e o Kléber para escalar o resto do sábado, já que pegaríamos nosso ônibus em BH pela noite. Voltamos para a via "Onze proteções e um segredo" (8b), onde o Kléber subiu para limpar suas costuras e tentar a cadena da via de novo, que não saiu por muito pouco, e eu aproveitei para fazer a via "Diversão Garantida" (6ºsup), indo depois para a Dr. Jack (7b), onde tomei espanco.

 Eu, na via "Bárbaros", 7a. Osvaldo na segurança.



No Crux.

Voltamos para a pousada, arrumamos as coisas e retornamos para sampa, chegando por volta das 05h00 da matina no tietê. Valeu muito a pena, e apesar das tendinites saí com a impressão que o 7a está relativamente dominado, o que acho muito bom, uma vez que praticamente não treino e não costumo escalar muito em falésias.

Agora é treinar para que no final do ano esteja em condições de entrar em vias de 7b e 7c. Valeu também a companhia e brincadeiras com a galera gente boa que estava lá. Espero que essas viagens possam se repetir. Vale dizer que esta foi minha segunda viagem para a Serra do Cipó, a primeira em 2008 com meu amigo Rick Nonaka e que lá realmente vale a pena conhecer pois é simplesmente o paraíso da escalada esportiva do país, com vias esteticamente bonitas, negativas e com uma rocha, que pela sua matéria oferece um maior conforto no que diz respeito ao desgaste da pele.

 Tacio mandanado a "Aresta que me Resta", 8a.


 Galera no setor Cangaço.


As fotos por Tacio Philip.

Eis as vias que eu fiz:

5º, Soldados de Mármore, cadena em flash;
5ºsup, Liseba, espanco;
5ºsup, Pra Elas, cadena em flash;
6ºsup, Assombrolius Bicolius, cadena em flash;
6ºsup, Diversão garantida, cadena à vista, sacando;
7a, Bárbaros, cadena na segunda entrada;
7a, Sem compromisso, cadena na sexta entrada;
7a, Via de Blair, cadena na segunda entrada;

7a, Rei do Torresmo, cadena na segunda entrada;
7a, Cachimbo da Paz, espanco;
7a/b, Depois da Zulma, mandada com descanso;

7b, O Cravo e a Rosa, mandada com descanso;
7b, Dr. Jack, espanco;
8b, Tobogã, mandada com descanso e alguns trechos em A.


Um abraço!

2 comentários:

Miriam Chaudon disse...

Primeira vez no seu blog...adorei!
Fotos lindíssimas !!! Vou voltar mais vezes por aqui.

Victor A Carvalho disse...

Oi Miriam! Que bom que gostou! Se tiver alguma idéia para eu melhorar este espaço por favor me diga! Volte mais vezes!! :)