quarta-feira, 12 de maio de 2010

Escalando no Cuscuzeiro, Analândia/SP.

 Morro do Cuscuzeiro/SP.

Fala pessoal,

Este final de semana que passou viajei na sexta-feira a noite, de ônibus, para Analândia, interior do estado de São Paulo, próximo à Rio Claro, onde eu iria auxiliar meu amigo Osvaldo, ao lado do Tacio e do Paulo Chagas em um módulo da instrução do Curso de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Por problemas administrativos internos da Instituição, a minha participação, bem como a do Paulo chagas, que também é tenente foi impedida e desta maneira acabei por não participar. De qualquer maneira, como estava lá, não podia deixar de aproveitar o fato de que estava no Cuscuzeiro e assim, eu, o Tacio e o Osvaldo resolvemos escalar no sábado.

 Eu na via "Sai de Baixo", 5ºsup.

Tacio na "Via do Visual", 6ºsup.

Entrei inicialmente na via "Sai de Baixo", graduada em 5ºsup, esportiva, onde o crux, está numa pseudo-chaminé existente entre o segundo e terceiro grampos e logo estava chegando na parada. O Tacio que já havia feito a via, veio de segundo limpando a via (que é chata de ser limpa de cima pra baixo) e logo estávamos rapelando.

Dali seguimos para a "Via do Visual", recomendada por muitos, o Osvaldo entrou guiando e mandou a guiada deixando a via equipada para as guiadas minha e do Tacio. O Tacio guiou na sequência e eu guiei por último. A via é muito bonita e segue por uma linha de 38 metros na maior parte vertical e no final e no crux, negativa. O visual é muito bacana e a via vale a pena. A graduação fica por conta do 6ºsup, creio.

Eu entrando na "Via do Visual".

Ainda na "Via do Visual".

Dali, como queríamos acessar ao cume, entramos numa via fácil chamada "Transamazônica", graduada em 3º, guiada pelo Tacio e seguimos pela via "Let's Go Space Trucking", guiada pelo Osvaldo, pelo croqui um 5ºsup, mas creio que está mais pra um 6º. Muito bonita a segunda via, que segue por uma cresta trabalhando também alguns pequenos regletes, sendo bem vertical e até mesmo um pouco negativa.

Acessamos o cume por uma curta via onde se vence um teto, guiada pelo Tacio, onde a graduação deve ser algo em 5ºsup e logo estávamos no cume tirando fotos. Observação para uma ferroada de marimbondo que tomei quando estava indo para o tetinho final chegando quase no cume que me incomodou um pouco.

Tacio subindo a "Let's Go Space Trucking", 6º.

Tacio, Osvaldo e eu no cume.

Fizemos o rapel pela via "Carteirinha" e logo fomos para a via "Manga com Leite", graduada em 6º. A via que já estava equipada, foi guiada inicialmente pelo Osvaldo, seguido pelo Tacio e por mim, que já cansado e sem escalar a algum tempo não consegui chegar na parada. A via deve ser um 6º mesmo, com boa agarras e com dois terços dela em um leve negativo.

Dali o Osvaldo ainda teve braços para ir encadenar um 7b à vista que não está no croqui, informada a graduação da via por uns locais que estavam lá e o Tacio foi de segundo limpando.

 Eu na via "Manga com Leite", 6º.

Já cansados voltamos pro carro onde após sabermos que a previsão para o domingo era de chuva decidimos passar o dia das mães em sampa e assim pegamos a estrada.

Ainda paramos numa churrascaria para repor os músculos e quando eram 22h30 estava chegando em casa.

Mais um bom dia de escalada, onde ficou claro que preciso voltar a treinar pis o negócio tá ficando feio. :-)

É isso aí! Até a próxima!

Fotos: Tacio Philip Sansonovski.

2 comentários:

Macaúva disse...

Analândia é o máximo, parabéns pelas fotos ! voltem sempre !

www.macauva.com.br

Rodrigo Genja disse...

Oi amigo, a visual e a let's go são 5sup mesmo mas a manga com leite é 6sup =D pra quem nao esta acostumado com arenito e suas malicias no começo parece chatinho mesmo, normal! =D
Onde era o 7b que nao estava no croqui? (em breve ele vai ser atualizado, é uma questão de prioridades rsrsrs)
Abraços!!