segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Os 35 picos mais altos do Brasil.

Fala pessoal,

Bom... com estas últimas caminhadas que fiz em Itatiaia e na Serra dos Órgãos, mais a caminhada que fiz a algum tempo entre o Pico dos Marins e o Pico Itaguaré, acabei por despertar minha atenção para saber quais são os picos mais altos do Brasil e quais destes eu já fiz o cume.

Na verdade, nunca foi meu interesse mais caminhar do que escalar, e realmente não é. Se você me convidar pra escalar e pra caminhar vou preferir escalar, mas a idéia de mandar o cume das montanhas mais altas do nosso país também me seduz.

Consegui com o Tacio a algum tempo a lista dos 35 picos mais altos do Brasil de acordo com o Anuário Estatístico do Brasil do ano de 1998, com algumas alterações de acordo com o projeto "Pontos Culminantes", sendo que acabei encontrando no próprio site do IBGE o útimo Anuário Estatístico do Brasil (de 2007) que está mais atualizado (OBS: esta postagem é original de 2007, porém fiz a atualização do anuário Estatístico para o último disponível, de 2014 - não houve alteração nas montanhas ou na ordem).

O primeiro ponto que quero observar é que pelo AEB é possível ver que algumas informações não estão muito de acordo com o que normalmente achamos serem os pontos mais altos, mas como o trabalho é oficial (ou seja, feito pelo orgão público que têm por escopo este tipo de trabalho) não existe, até que seja feito outro AEB, dúvidas de que estes são reconhecidamente os pontos mais altos do Brasil.

Na verdade, ainda preciso caminhar muito, pois dos 35 pontos mais altos do país, só estive no cume de 7 deles! (atualmente são 18!) E alguns que eu ainda não fiz até que são fáceis como o "Agulhas Negras", o "Couto", "Altar", "Pedra da Mina", ... (atenção ao quadro, pois ocorreram atualizações)

Ou seja, depois de 20 de set, se alguém quiser fazer umas caminhadas por essas montanhas pode me chamar!!

Clique aqui para carregar o AEB 2014 (16,3 mb).

Segue também um vídeo do meu canal falando sobre as 10 montanhas mais altas do Brasil:




Veja abaixo os relatos de algumas das viagens a estas montanhas:

Conhecendo as montanhas esquecidas do PNI
Viagem para Itatiaia, muita chuva e cume do Garrafão de Santo Agostinho (2.359m)!
Fazendo a travessia da Serra Fina (em 15 horas e 49 minutos).
Caminhada ao Pico dos Marins/SP (2.420,7m).
Travessia Petrô-Terê!
PNI pela primeira vez!
Marins-Itaguaré!


Abraços.

Atualização dos Picos com cume, em abril/16 (escalados, em cinza):

OBS: o Pico dos Marins consta abaixo da Pedra da Cabeça de Leão, mesmo na altitude constando como tendo pouca coisa a mais de altitude. Outro ponto é que o Pico da Cabeça de Touro consta RJ no AEB, porém cartograficamente ele fica em SP, no munícípio de Queluz. Na tabela, permanecem os dados conforme o AEB.

8 comentários:

Paulo Roberto - Parofes disse...

Entre na correria he he he! Informação útil a todos!
Veja meu último relato, acabei de postar, por mim esta lista era toda alterada!
Abração!

Victor A Carvalho disse...

vou ver lá... a lista eu também não concordo inteiramente!! abração!

tacio philip disse...

Legal que vc achou os dados mais atualizados!!! Já estou baixando pra atualizar meu site!
E já estou de volta ao Brasil com corda e móveis novos precisando ser estreados!!! Vamos???
Abs!!!

goyta disse...

Legal, a gente acha com facilidade a tabela com os picos mais altos, mas não a altitude dos picos "quase" mais altos. Muito bom ter até o nº 35. Só um reparo: o Monte Roraima consta como estando no Amazonas (AM), mas ele fica mesmo em... Roraima (RR) - inclusive, foi a montanha que deu o nome ao estado.

Vale lembrar também que esses 2734 m são a altitude do ponto tríplice das fronteiras do Brasil, Guiana e Venezuela, no alto da montanha, que vem a ser o ponto mais alto da montanha que está (pelo menos parcialmente) em território brasileiro. O ponto mais alto mesmo do Monte Roraima é a Pedra Maverick, que está a 2810 m, mas em território da Venezuela.

daniel souza disse...

parabens pelo site, e pela iniciativa de postar sobre o esporte, porem a 4ª posição "pedra da mina" que hj ja dizem ser a 5ª posição do ranking no brasil, na descrição vc diz ser facil!! cara não conheço todos os cumes ainda para ter um base, mais a pedra da mina definitivamente não é facil de ser conquistada!!! não tem como ser comparada com agulhas ou o couto e a pedra do altar!!!!
abraço a todos e quando quiserem subir a 4º,5ª,8ª,11ª, 27ª, posso ajudar com informações...

Victor A Carvalho disse...

Daniel... desculpe a confusão. Na verdade o termo está mais ligado a facilidade em chegar na montanha, já que estou em sampa. Toda elas são montanhas difíceis de escalar! kkk abração!

Unknown disse...

Muito bom essa atualização dos picos mais altos do Brasil e com essa lista, a consulta fica mais fácil.
Nessa lista, mostra que o Brasil está cheio de montanhas altas, não as que sejam as maiores do mundo, mas que são muito bonitas e também de serem alcançadas.
Só uma observação e um reparo que constatei:no pico 17-Pico da Cabeça de Touro-2.600 m.,um pico que não é muito conhecido, é constatado nessa lista do IBGE que nele se encontra no Rio de Janeiro(RJ), mas na verdade fica em São Paulo(SP) no município de Queluz na extremidade
leste de acordo com as coordenadas apresentadas, sendo assim o terceiro pico mais alto de SP. Valeu!!!

Victor A Carvalho disse...

Muito obrigado, Demétrio!

Desconhecia que a posição do Cabeça de Touro pudesse estar em SP, ainda que pela posição dele ser antes da Pedra da Mina na travessia, partindo desde a Toca do Lobo, essa seria uma dedução correta.

Vou manter na lista conforme consta no AEB, porém que fique registrado sua informação. Obrigado.