domingo, 10 de maio de 2009

Feriadão no Rio!


Fala pessoal,

Bom, hoje vou escrever sobre o feriadão de 1º de maio, onde eu estive no Rio de Janeiro, junto com a Bia Boucinhas e com o Filippo Croso. Nós tínhamos combinado de viajar já algumas semanas atrás e desta vez foi possível essa viagem.

Combinamos de sair na sexta-feira bem cedo e por volta das 09:30h estava passando na casa da Bia para pegá-la junto ao Filippo. Fomos então para a estrada, onde seguimos pela Carvalho Pinto até a altura de Taubaté e depois seguimos pela Dutra. Tinha um pouco de trânsito e por conta disso e por conta de uma parada estratégica no Arco-Íris da Dutra acabamos chegando no Rio no final da tarde.

Como seria impossível escalar, até pela chuva que caía, fomos para o Hostel Tupiniquim nos instalarmos, e depois, com a sugestão do Filippo, fomos dar uma corrida na Lagoa Rodrigo de Freitas, com o descanso da chuva. Corridos os 7,5km da Lagoa sentamos para jogar conversa fora e tomar um suco.

Mais a noite saímos para jantar ali no Botafogo, em um lugar conhecido como Cobal, com diversos restaurantes excelentes e bem badalado. Escolhemos um restaurante japonês e arrebentamos no rodízio! rss

No outro dia, levantamos bem cedinho e fomos para o Pão de Açucar tentar mandar a "Via dos Italianos" combinando com a "Secundo Costa Neto" (5º V+ E1/E2 D3 270m). Uma via muito boninta e frequentada, e como já era esperado pegamos um tráfego no local. Para nossa sorte, este trafégo não era nada mais nada menos que o Sam e o Beto Vilela, amigões de São Paulo.

No final das contas, a primeira enfiada coube a mim a guiada e após apanhar um pouco guiei o 5º grau, com um lance talvez de 5ºsup, sendo seguido pela Bia na segunda enfiada (mesma graduação) e pelo Filippo na terceira enfiada, que na verdade é uma travessia de 3º/4º grau à esquerda que liga a "Via dos Italianos" com a "Secundo Costa Neto". A Bia se encarregou de mandar a 4ª enfiada, graduada em 4º grau e o Filippo mandou a quinta enfiada, mais curta também graduada em 4º grau. Após um tempo no Platô, onde tiramos dezenas de fotos de tudo quanto é tipo seguimos ao final da escalada, sendo esta sexta enfiada guiada por mim e graduada em 4º grau em aderência e oposição.

Eu guiando a 1ª enfiada da Italianos. Pão de Açucar, RJ.

Para nossa sorte, o tempo colaborou bastante e não pegamos chuva na escalada! Pelo cume ainda tive o prazer de conhcer o grande escalador carioca, Antônio Paulo Faria que subia pelo Cabo de Aço do CEPI.

De lá, juntamos todos e descemos com destino à Urca, onde junto do Sam e do Beto fomos comer um Pastel e uma empada e tomar uma cerveja! Com direito a muita besteira dita!! E também muita coisa séria!!

Eu e Filippo no final da Italianos.

Aproveitamos e de lá fomos para o restaurante Garota da Urca onde jantamos e depois retornamos pro Hostel descansar já que no dia seguinte tínhamos planejado escalar a via K2 4º V E2 D2 150m), no Corcovado.

Eu, a Bia e o Filippo no cume do Pão de Açucar.

No dia seguinte, levantamos bem cedo e saímos sem café. Paramos em uma padaria rapidamente e logo na sequência subimos com destino ao Corcovado onde paramos o carro próximo ao antigo Hotel Paineiras e de lá subimos a pé até a trilha e após alguns poucos minutos estávamos na base da via. Para nossa surpresa, o tráfego estava ainda pior, sendo que na nossa frente havia 5 cordadas!!!

Conclusão, esperamos uma cara e conseguimos entrar na via lá pelas 10:30! A primeira enfiada recoube a mim, um diedro à direita com uma linda vista, graduado em 5º grau. Poderia em guiar em fixo ou móvel e resolvi guiar em móvel, que foi muito bacana!

Guiando a 1ª enfiada da K2. Corcovado, RJ.

Subimos todos até a 1ª parada e mais uma vez ficamos esperando o pessoal que estava a frente avançar ainda mais na via. Acabamos aproveitando para tirar ainda mais fotos e logo na sequência a Bia mandou a travessia, graduada em 3º/4º grau e o Filippo mandou o lance do crucifixo, 4º grau, que por sinal, estava molhado. O Filippo já emendou também o lance do palavrão, sem grampos e por isso guiou em móvel, graduado em 4º grau e a Bia arrematou a via mandando o final de regletes, graduado em 4º que deu na trilha de acesso ao Cristo Redentor.

A Bia na 1ª enfiada da K2.

Uma vez lá tiramos um monte de fotos e tomamos um sucão bom e de lá fomos direto ao Bibi, no Jardim Botânico, para comer um lanche. Observação que nosso combustível acabou no trajeto e tivemos que abandonar o carro e pegar um táxi, buscar gasolina e voltar.

De lá, fomos para o Hostel e pegamos a estrada de volta pra sampa sendo que quando eram por volta das 00:30h estava deixando a Bia e o Filippo na casa da Bia. De lá, ainda segui para casa em Mongaguá, onde cheguei por volta das 02:30 da manhã.

A viagem foi deliciosa e a companhia, indiscutivelmente, não poderia ser melhor. Espero que ela se repita!

Abraços!

Nenhum comentário: