terça-feira, 22 de setembro de 2015

OPINIÃO: Como atingir suas metas na escalada.


Fala pessoal,

Muitos amigos escaladores/montanhistas sempre me perguntam como eu pude fazer tantas escaladas em tão pouco tempo (oito anos), quase sempre bem-sucedidas e em focos distantes tais como a escalada em rocha e a alta montanha.

Pois bem... tentarei explicar de maneira resumida como chegar lá.


Primeiro passo é o foco.

Se você é do tipo que quer ser mergulhador, paraquedista, ciclista, piloto de avião, piloto de helicóptero, montanhista, corredor e nadador procure ter melhor foco.

Existe um ditado no Corpo de Bombeiros que diz que quem quer ser bom em tudo vira um pato: nada, anda e voa, mas não faz nenhum dos três bem.

Escolha um ou dois esportes que você possa ter tempo e recursos suficientes para desenvolvê-lo integralmente e "mergulhe" de cabeça.






O segundo passo é trabalho duro.

Tenha tempo e paciência, pois nada vem de graça. Inicie escalando em ginásios e comece a caminhar.

O trekking é a atividade básica do montanhismo, que oferece a possibilidade de treinar para as futuras aproximações e para as futuras expedições de alta montanha. Ambas requerem grande conhecimento de trekking e bom preparo físico. Então nunca pare de andar. Para aqueles que moram no sudeste e sul em particular existem diversas boas opções de caminhadas e travessias em montanha, como as serras paranaenses (Serra do Mar) e a Serra da Mantiqueira. Além disso existem diversos parques públicos no país com boas trilhas para andar.

Diria que uma boa cadência de caminhada seriam ao menos quatro travessias ao longo de um ano (duas por semestre), com pelo menos um pernoite na montanha, em cada. Fazendo isso e combinando com duas corridas semanais curtas (45min-60min, em média intensidade) você terá um condicionamento físico satisfatório.

Já a escalada uma pedida legal são os ginásios de escalada. Demorei muito para reconhecer a importância dos ginásios e hoje os vejo como imprescindíveis para a evolução física  e técnica do escalador. Nesse caso vá ao ginásio pelo menos três vezes por semana e converse com um treinador. Encare o ginásio não como uma diversão, mas sim como um treino. Faça travessias e boulders, e não somente vias. Não ignore a evolução oferecida pelos fingerboards e campus boards. Cuidado com as lesões.

Foto por www.nicros.com





O terceiro passo é conhecimento.

O montanhismo, em todas as suas formas, é um esporte técnico e investir na obtenção de conhecimento é condição obrigatória para a evolução. Faça cursos de escalada em rocha, pronto socorrismo, auto-resgate, escalada em gelo, ski, etc. Quanto mais cursos tiver maior será seu leque de opções e maior será seu grau de adaptabilidade aos diversos cenários do montanhismo.

Foto por rmiguides.com





O quarto passo é preparação emocional.

Talvez essa seja a maior dificuldade que vejo entre os brasileiros, visto o número de desistências vistas, principalmente em cenário de alta montanha. É preciso que as pessoas entendam que a escalada é um esporte de sofrimento (sim, acostume-se a isso). A conquista não vêm de graça. O preparo emocional que eu digo não é só aquele de encarar o vazio da altura, mas sim de encarar o medo da morte e da dor física. De sentir isso à espreita e seguir adiante. Uma dica que posso dar é que tragédias geralmente ocorrem por diversos erros cometidos em série ou um grande fenômeno natural que foge ao nosso controle. Se ocorreu o segundo caso, só nos resta lamentar. Já o primeiro podemos gerenciá-lo. Não é porque você deixou cair seu freio ATC que você deve descer e parar com a escalada em curso. Você (tendo o conhecimento técnico pra isso) poderia continuar a escalada usando o nó meia volta do fiel, por exemplo. O primeiro problema não deve ser o suficiente para você bater em retirada, e sim deve-se parar e analisar se continuar é possível e se ainda há margens razoáveis de segurança. Todo bom montanhista deve ter o ímpeto como característica.

Foto por dailymail.co.uk





Por fim, um item obrigatório para a boa performance é equipamento.

Escolha bem seus equipamentos e quando for para uma escalada do tipo "tudo ou nada", tenha certeza de ter o melhor que seu dinheiro pode comprar. Nos dias atuais ter o equipamento certo, com a melhor tecnologia, maior leveza e versatilidade pode representar a diferença entre a conclusão da escalada ou o famoso "quase". Portanto, invista seu dinheiro em equipamentos de vanguarda e que atendam sua necessidade esportiva. Tire o escorpião do bolso.

Foto por roadtoelcap.com


Em especial o preparo físico e técnico (saber escalar, em suma), deter o conhecimento a cerca da ciência do esporte, o preparo emocional e os equipamentos podem ser vistos como as quatro pernas de um "quadpod" que sustentam o escalador de elite. Se você conseguir construir estas "pernas" terá sucesso como montanhista.





Pelo foi assim comigo, até agora.

Grande abraço!

Nenhum comentário: