terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Escaladas de fim e começo de ano! (Fercal-DF, Muriaé-MG e Arcos-MG)!

Escalada da via "Clara Morena", no setor Vale das Sombras (Arcos/MG).

Fala pessoal!

Vou aproveitar para deixar aqui um breve registro das escaladas que eu e a Simone Miranda fizemos no final do ano passo e no começo deste ano.

Como todo bom verão brasileiro sofremos um pouco com o calor mas valeu a pena!

Começamos este pequeno roteiro de escaladas pelo Morro da Pedreira, no município de Fercal, no Distrito Federal. Aproveitando nossa viagem de turismo para Brasília pensamos: porquê não aproveitar para dar uma escaladinha?


Levamos nosso material básico de escalada e contando somente com as informações que obtivemos na internet fomos lá! Sofremos um pouco para achar o setor que queríamos escalar (segundo complexo), porém depois um pouco de cabeças batidas chegamos!

O morro da pedreira é provavelmente o único lugar dentro do DF com boas possibilidades de escalada. Os demais locais que o pessoal de Brasília e do DF escalam costumam ficar em Goiás (Belchior, uns 120 km de Brasília) ou até mesmo em MG.

Uma vez lá e já sabendo que as escaladas eram divididas em três setores distintos (1º, 2º e 3º complexos) e que a rocha era o calcário. Para nossa surpresa achamos o calcário um pouco mais polido que o habitual (Serra do Cipó) e isto nos trouxe até alguma dificuldade, porém nada que o corpo não possa se aclimatar.

Como tiramos somente um dia para a escalada (nossa viagem foram quatro dias, somente) e já havíamos perdido bastante tempo até chegar na base das vias e contando com a possibilidade de chuva no final do dia decidimos escalar duas vias: as clássicas "Libélula" (5º) e "Corpos Ardentes" (6ºsup). Comecei pela mais difícil e depois fiz a "Libélula" (pela linha grampeada) com a Simone escalando ambas na sequência em "top rope". Gostamos bastante das escaladas e ficamos com o desejo de retornar para escalar também em Belchior. Mas esta será em uma próxima oportunidade.

Assim que chegamos de viagem já emendamos outra viagem, só que desta vez fomos visitar a família da Simone e assim partimos para Viçosa, de onde iríamos para Ervália. Ficamos lá alguns dias e aproveitamos para conhecer a escalada na Pedra do Macuco, localizada em Muriaé/MG.

Infelizmente o sol era intenso e como chegamos tarde acabamos fazendo somente uma via, a mais fácil, localizada à direita do grande bloco e chamada "Ejaculação Precoce" (5º). A pedra estava tão quente que me rendeu algumas bolhas leves nos dedos (nada preocupante). Infelizmente tivemos que descer e ir tomar um açaí na cidade, mas valeu muito a pena ter conhecido este local. Excelente granito, bem empinado com vias difíceis.

Visão geral da Pedra do Macuco, em Muriaé/MG. (clique na foto para ampliar) 

Por fim voltando para sampa passamos o resto do final de ano e assim que o ano virou decidimos conhecer outro local de escalada: Arcos/MG. Local que vem sendo muito visitado pelos paulistas e que contam com uma grande quantidade de vias já abertas e com uma infinidade de possibilidades de vias, para todos os gostos e de todas as dificuldades.

Foram quatro dias por lá, com pouca chuva e com muita escalada. Como tínhamos somente quatro dias incluindo os dias de ida e volta de Atibaia fizemos assim:

Dia 1: viajamos de Atibaia para Arcos, já indo direto para a pedra. Nesse dia escalamos no setor chamado "Vale das Sombras" uma via chamada "Clara Morena" (6º) e depois fomos para o setor do "Leão de Judah", onde fizemos um quinto grau chamado "Aline no país das Maravilhas" e depois tentei entrar num 6ºsup, do qual não me recordo o nome. Como havíamos chegado tarde nos demos por satisfeitos e fomos embora para o Hotel, onde tomamos um banho, saímos para jantar e fomos dormir.

Dia 2: escalamos algumas vias fáceis e depois terminamos no setor da Onça, fazendo as seguintes vias:

Setor principal:

Usa Quatro e Sobra Um (4º)
Amaralzinha (5º)
Scooby Doo (5º)
Pupilos (5º)
Chuta que é Macumba (6º)

Setor da Onça:

Bigodagem (5ºsup)
Delicinha (6º)

Foi um dia gostoso e produtivo, com 7 vias feitas ao final. Daqui voltamos para a cidade para tomar um banho e jantar.

Para o terceiro dia havia programado conquistar alguma via nova. Para isso fiz contato com o GT Arcos (Peixe) explicando nossa intenção e com o seu apoio eu e Si subimos para um setor chamado "segundo andar", onde então encontramos um bonito pilar com uma linha aparentemente fácil que iria prover um bonito visual durante a escalada. Fizemos aqui uma conquista (abertura de via de baixo para cima) que batizamos de "Legionários" (5º, 15m, 4 proteções) e depois descemos ao "setor principal" (também conhecido como antigo camping) para abrir uma outra via curta na mesma parede da "Amaralzinha" e "Usa Quatro e Sobra Um". Ali fizemos uma via mais curta (uns 8m), com 3 proteções, batizando com o nome "Coringa" e com uma graduação sugerida de 5º, também.

 Conquista das vias "Coringa" (5º) e Legionários (5º), nos setores Principal e Segundo Andar, respectivamente.


Depois disso resolvemos voltar para a cidade e no outro dia decidimos então voltar pra casa tentando não chegar tão tarde.

Foi uma excelente viagem, conhecendo um excelente local de escalada no qual fica o desejo de retorno. Para aqueles que quiserem melhores informações de lá podem acessar o site do GT Arcos no facebook! Existe também um guia de escaladas da região que pode ser obtido diretamente no sítio que fica próximo a Arcos. Para melhores informações chequem na página do GT Arcos no facebook.



Ao todo foram três viagens que renderam escalada o que significa dizer que o final/começo de ano foi produtivo.

Para aqueles que quiserem maiores informações sobre estes locais podem me mandar um email ou me procurar no facebook! Grande abraço a todos!

 Setores "Leão de Judah" e da "Onça".

Simone Miranda escalando a Scooby Doo, no setor principal de Arcos/MG.

 Na vias Bigodagem e Scooby Doo, nos setores "Leão de Judah" e "Principal" (Arcos/MG).


Nenhum comentário: