segunda-feira, 12 de julho de 2010

Bate e volta na Agulha do Diabo em 9h32min.

 
Fala galera,

Neste feriadão em sampa, conforme combinado a diversos meses juntamente com o excelente escalador Flávio Kitahara e com a Carla Tanaka além do Paulo Chagas, fomos escalar a Agulha do Diabo, localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Eu e o Paulo iríamos encontrar o Kita e a Carla no próprio parque, mas com as 10 horas de estrada (o normal é 6 horas) não conseguimos chegar a tempo e o parque acabou fechando para o dia seguinte.

Como o Kita e a Carla já estavam lá dentro, eu e o Paulo procuramos uma pousada e no outro dia, quando eram 07h00 estávamos adentrando o parque para tentar alcançá-los no acampamento das orquídeas o mais rápido possível.

 Olha a carcaça.

Iniciamos a trilha na barragem às 07h25min e às 09h38 chegamos no acampamento das orquídeas que para nossa surpresa estava vazia. Ainda procuramos as mochilas mas sem sucesso decidimos continuar a aproximação e quando eram 10h40min estávamos na base da agulha. Comemos algo, bebemos agua, nos equipamos e inciamos a escalada sem saber onde estavam os dois, chutando que ele haviam desistido, por conta do desencontro, e subido para a Pedra do Sino.

Saí guiando a primeira enfiada, e rapidamente o Paulo subiu e já começou a guiada da segunda enfiada. Chegamos na base da primeira chaminé, guiada também pelo Paulo e rapidamente estávamos de frente ao cavalinho, que também foi guiado pelo Paulo Chagas, que o fez por fora trabalhando o batente com as mãos.

Paulo com a primeira chaminé ao fundo. Capacete torto, barriga saliente... o caos!

Placa de homenagem afixada no platô do cavalinho.

A última chaminé eu guiei e logo o Paulo estava subindo o cabo-de-aço, comigo na sequência. Foram 2h10min de escalada e após um tempo no cume, assinamos o livro, e rapelamos (o segundo rapel é feito por fora da chaminé, diretamente no platô do cavalinho; cuidados devem ser tomados com possíveis pêndulos nos dois primeiros rapéis).

Desequipamos e logo estávamos descendo, sendo que da base da Agulha até a barragem foram 2h21min, chegando lá por volta das 16h57.

Paulo mandando o cavalinho por fora.

Paulo escalando a segunda chaminé.

Ao todo foram:

Subida: 3h15min,
Escalada: 2h10min,
Rapel: 40min,
Descida: 2h21min,
Intervalos: 1h06min (tempo no cume, parada no mirante, paradas para hidratação, alimentação e equipagem e no acampamento das orquídeas).

Foram 9h32min de investida, um tempo muito bom pra mim mas que é possível ser melhorado no meu entender em pelo menos 01h30min.

Valeu ao Paulo pela companhia e pela escalada.

 Eu, no cume.

Depois acabamos encontrando o Kita e a Carla e descemos para a baixada onde fomos num sushi e logo estávamos indo pro Albergue descansar. Nossa intenção no outro dia era fazer volume escalando o via "Iemanjá" (4º Vsup E3 430m) no Pão de Açucar, mas o dia começou com chuva e sem ninguém na Urca e por isso decidimos voltar pra sampa, chegando aqui por volta das 14h00.

Agora em julho, a escalada promete!

Abraços!

3 comentários:

tacio philip disse...

Demorou para irmos nós 2 lá e baixarmos esse tempo em 2h!!!
abs!

Paulo Roberto - Parofes disse...

Quem pode pode!

Victor A Carvalho disse...

Rss! Podemos ir sim mas vai ser punk porque nesse tempo já foi foda... a descida, depois que chegamos na trilha principal, descemos quase o tempo todo correndo... abs!