quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Como fazer o nó "Prussik"

Seguindo com as informações referentes aos nós, estou colocando agora o vídeo de instrução do nó "prussik", ou nó prússico.

O nó "prussik" é de suma importância pois trata-se de um nó blocante, servindo para que o escalador tenha um back-up no rapel ou em situações de auto-resgate, quando o escalador por exemplo necessita ganhar altura artificialmente na própria corda. Ele pode ser usado em outras situações, como em ancoragens.

No Brasil se usa muito o nó "pescador duplo" para unir as pontas do cordim, já no vídeo ele usa o nó "oito pelas pontas" criando um ponto ideal para o uso de um mosquetão acima do nó. É uma idéia interessante, mas que obriga que o cordim seja maior e que faz com que sobre um chicote maior que os do "pescador duplo". A vantagem é que se faz o nó "oito" muito mais rápido que o "pescador duplo" e o desfaz também mais rápido, após ter havido carga.

O vídeo ainda traz os nós Marchard e Marchard Alpino.

Veja o vídeo!



Abraços!

5 comentários:

Eduardo disse...

fala brother
bacana o blog e as postagens!!!
no meu caso prefiro o nó 8 em cordins pelo fato de que o pescador diminui mais a resistencia da corda do que o 8, que também solta muito mais facil, no caso de ancoragens com sobrecarga.
abração da galera do interior!

Victor A Carvalho disse...

putz! vlw a força e estou bem propenso a usar o oito no lugar do pescador desde que vi este vídeo. vlw a dica, abração!

Sara disse...

Essas coisas sempre vêm a calhar para quando um viajante, espero encontrar a informação mais útil para as minhas viagens março espero que eu possa ir a algum lugar, porque eu realmente precisar dele, talvez ter um aluguel buenos aires

Anônimo disse...

Gostei das dicas as veses trabalho em altura mais ainda nao sabbia como fazer o no prussik ja fiquei varias veses preso no freio 8 na famosa boca de lobo porque meu freio 8 e bem difrente do norma agora vou usar esse no pra nao fica mais preso na corda

Victor A Carvalho disse...

Legal, Anonimo!!

Fico contente que tenha ajudado!! Continua acompanhando nossos vídeos!!

Grande abraço!!