quarta-feira, 3 de junho de 2015

Participando do BigMil - Mil metros de escalada em rocha, em 12h38min!

Eu nos trechos finais da Lixeiros. Foto por Fernando Abdalla.


Boa tarde, amigos!

Hoje vou escrever um pouco do excelente evento que rolou em São Bento de Sapucaí, chamado de BigMil. Mil metros de escalada em rocha, no complexo do Baú, e tudo isso em 24h.

Poderia parecer fácil, mas não foi nada assim.


Por uma questão de padronização da contagem de metragens os organizadores do evento acabaram criando uma tabela, onde praticamente todas as vias tiveram seus tamanhos decotados e assim seria necessária muito mais escalada do que prevíamos.

Para essa tarefa dura, me inscrevi com um parceiro a altura: o alpinista Fernando Abdalla.

Apesar de nunca termos escalado juntos precisávamos escalar para ganhar ritmo, uma vez que em agosto estamos indo para a Bolívia e para Peru, para algumas escaladas de alta montanha.

Como o objetivo do evento é a escalada rápida traçamos nossa estratégia calcada em vias fáceis e que necessitam de pouco ou nenhum material de escalada móvel e colocamos também como meta não escalar somente em um dos complexos, desta maneira iríamos escalar em dois ou mais. Nesse caso escolhemos a Ana Chata e o Bauzinho.

Nossa estratégia ficou assim montada:

Iniciar nosso dia com escaladas na Ana Chata, começando pelo extremo direito da parede e terminando no extremo esquerdo da face norte do Bauzinho.

- Surfista Prateado, Vsup, 120m
- Johnny Quest, Vsup, 120m
- Elektra, V, 150m
- Lixeiros, V, 140m
- Peter Pan, IVsup, 120m
- Normal do Bauzinho, II, 20m
- V de Vingança, VIsup, 190m
- Galba Athaíde, Vsup, 140m

Dia 23, estávamos lá! Tivemos inicialmente algum problema para achar a base da via Surfista Prateado pois tanto eu quanto o Abdalla não conhecíamos muito bem aquela área, mas após algum tempo achamos, ficando somente o prejuízo de começar a escalar as 07h, ante as 06h30 conforme inicialmente programado.

Iniciamos bem rápido fazendo a primeira via em 38 minutos, rapelamos e na sequência comecei a guiar a Johnny Quest (o Abdalla guiou a Surfista Prateado). Terminamos a segunda via também bem rápido: 35min.

Fizemos o segundo rapel e buscamos a base da via Elektra. Eu toquei a guiada dela e após 39 minutos estávamos no cume. Desta vez descemos pela trilha e já fomos para a Lixeiros.

Mantive a guiada e após uma voada na laca, mandei-a e após um ataque de marimbondos (4 picadas) chegamos ao cume. Marca: 36 minutos.

Mais uma vez descemos pela trilha para fechar nosso dia na Ana Chata, desta vez com o Abdalla na ponta da corda. 41 minutos depois estávamos no cume.

Por essa hora já tínhamos feito 5 das 8 escaladas e tudo isso em pouco mais de cinco horas. Estávamos muito confiantes que faríamos tudo em menos de 10 horas. O problema é que o cansaço bateu em mim. Já no final da guiada da Lixeiros já sentia dores na coxa direita (cãibras) e dali em diante elas só iriam piorar.

Teoricamente sempre zelei por um bom condicionamento físico e estranhei um pouco a minha condição. Como havia passado por um teste físico intenso na quinta (dia 21) acredito que fiz fatigado devido ao acúmulo de esforço destes dois dias... prejudicou... fazer o quê...

Perdemos uns 10 minutos a mais do que queríamos para chegar na base da "Normal do Bauzinho" e lá íamos nós tocando mais uma vez em simultâneo (até aqui todas as escaladas tinham sido em simultâneo), porém ainda sim demoramos muito: 29 minutos para somar somente 20m na contagem.

Chegando no cume do Bauzinho tiramos um segundo descanso (o primeiro tinha sido no cume da Anan Chata) e seguimos para a base da via "V de Vingança" a mais difícil do dia, com um lance de 6º, um de 6ºsup e outro de Vºsup, além de uma travessia chata na quarta enfiada.

Aqui já muito cansado e com cãibras terríveis começamos a demorar muito. Guiei a primeira e a segunda enfiadas, o Abdalla guiou a terceira e eu guiei a quarta. Ele então guiou a quinta e a sexta e por fim eu guiei a sétima. Tempo: péssimas 2h50min. Ao menos 1h30 mais lento do que precisávamos.

Já 17h30 da tarde sabíamos que a Galba (nossa última via) seria a noite e cansados decidimos por escalar com calma, sem ser em simultâneo. 1h36min depois estávamos os dois no cume comemorando a nossa conquista, realizada em 12h38min. Ao todo gastamos 4h34min de intervalos e descansos, um tempo muito grande...

Foi uma grande aventura que nos rendeu uma grande experiência de escalada. Agradeço ao Fernando Abdalla pela parceria!

Se pudesse mudar algumas estratégias mudaria a ordem das vias, começando pelo bauzinho e terminando na Ana Chata, assim pegaríamos a trilha descendente ao invés da trilha ascendente. Trocaria a Normal do Bauzinho, pela Chicken Salad e começaria no mais tardar as 06h00, e não as 07h00 como começamos.

Além disso escolheria uma data melhor, sem ter praticamente na véspera ter passado por um teste físico que me deixou desgastado.

É isso aí! Espero que tenham gostado!

Abaixo segue o vídeo de nossa aventura!



Grande abraço!

Nenhum comentário: