Pedro Bugim e Alexis Robalinho. Participou também da conquista André Linhares.
Fala pessoal,
Uma nova via foi aberta no contra-forte do Pico dos Quatro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
A via que foi batizada de "Vazador de Cervas", recebeu graduação de 4º VIIb E2 A0 e possui 210 metros de extensão, aproximadamente.
Na conquista!
Pedro Bugim reforçando um lance outrora exposto.
"O Vazador de Cervas" (4º VIIb A0 E2 D2 - 210m) foi doada ao CEB, clube que cedeu os grampos para a conquista. Inicia em lances tranquilos, evoluindo em sua terceira enfiada, para lances bem verticais, de micro-agarras, aderência e bastante calma (rs...). A quarta enfiada volta a ficar tranquila. A quinta e última enfiada começa simplória, culminando em uma aderência bem delicada. O último lance (último metro mesmo!) não conseguimos fazer em livre completamente (mesmo porque estava um calor do inferno e resolvemos deixar a MEPA para outro dia), tendo um pequeno ponto de apoio no penúltimo grampo, para acessar o platô final. A via mantém sempre uma grampeação "justa" nos lances fáceis e menos espaçada nos lances complexos, com proteções duplas nas paradas.
Corda simples para o rapel, podendo ser de 50m. Atenção apenas na quarta enfiada, na hora de subir, que tem 55m de extensão... com uma corda de 50, é possível parar um grampo abaixo da parada.
Esta parede já conta com opções bem interessantes, possuindo um acesso muito tranquilo. Para acessar as bases, deixar o carro no estacionamento da Rua Sorimã (como quem vai para a Pedra da Gávea) e voltar uns 50 metros na estrada... tem uma grande bloco de pedra na lateral, com uma pichação azul. A trilha fica na frente deste bloco e segue sempre muito bem definida, costeando a parede, se distanciando em alguns pontos, mas basicamente, costeando, tal qual na Babilônia (Urca). A mesma termina na extremidade direita da parede, onde atualmente funciona um arvorísmo.
O acesso à primeira via da parede (extrema esquerda) dura apenas 5 minutos. Para acessar a base do "Vazador", em média, 20 minutos apenas. Para a última via (extrema direita), estima-se de 35 a 40 minutos.
Croqui da via - clique na imagem para ampliar.
Atual situação do contra-forte do Pico dos Quatro. Clique na imagem para ampliar.
É isso aí! Boas escaladas!