terça-feira, 30 de junho de 2009

Marins-Itaguaré!

Fala pessoal!

O por-do-sol no término da travessia e abaixo, o Pico do Itaguaré.

Dia 15 de junho agora, eu com um amigo, o Wagner Diniz, fizemos a travessia dos Picos Marins e Itaguaré.

Tínhamos combinado de fazer a travessia em um só dia, e como eu nunca a havia feito estava bastante empolgado. O Wagner passou em casa de moto por volta das 03h00 e quando era por volta das 03h20 já estavámos na Av. do Estado em direção ao município de Piquete, que dista por volta de 02h30 da capital em direção ao Vale do Paraíba.

Na foto acima, eu curtindo a visual e na foto abaixo, o Wagner com um pequeno totem ao lado, na travessia.

Quando era por volta das 06h30 pegamos o Miltão, local de Piquete e que possui um abrigo de montanha próximo do Pico dos Marins e de onde começaríamos nossa jornada. Abastecemos um pouco antes, na própria estrada, e quando era por volta das 08h00 já estavámos caminhando.

O carro deixamos com o Milton, que se encarregaria de nos buscar a tarde no Campinho ao final da descida do Itaguaré.

No cume do Pico dos Marins (2.421m).

Iniciamos a trilha com bastante velocidade e quando era por volta das 10h20 já estavámos no ponto onde paramos para decidir se continuávamos na trilha ou se atacaríamos o Cume do Pico dos Marins (2.421m). Decidimos que tentaríamos o cume e saímos com direção ao mesmo, alcançando-o por volta de 35min depois. Até o retorno, com a parada no cume para fotos e etc, chegamos de retorno à travessia quando era por volta das 11h35, onde aproveitamos para parar, descansar e almoçar.

Após o almoço e descanso, saímos em continuação na trilha quando foi para a minha surpresa as fortes cãibras que eu tive, forçando um descanso não programado que nos custou por volta das 30 minutos. Além disso, depois dessas cãibras tivemos que diminuir nosso ritmo, fazendo com que ao todo perdessemos mais algum tempo.

Na foto acima, as escarpas do Pico dos Marins e na foto abaixo, o Pico do Itaguaré (2.308m) a frente, com a Pedra da Mina (2.798m) ao fundo.

Continuamos a travessia, e logo após passamos pela Pedra Redonda e continuamos com destino ao Pico do Itaguaré (2.308m). Paramos ainda algumas vezes para descansar e tirar fotos e fazer vídeos e quando eram por volta das 17h10 estávamos mais uma vez entre decidir fazer o cume do Pico do Itaguaré ou seguir a trilha até o Campinho encerrando a travessia. Decidimos encadenar os Cumes e tocamos com destino ao ponto mais alto, chegando no cume do Itaguaré por volta das 17h30, onde após breve parada para fotos e tudo mais retornamos à travessia.

Chegamos de volta ao riacho, onde atravessamos e continuamos rumo à trilha de descenso, onde já com o cair da noite, perdemos por volta de 30-40 minutos para conseguir localizar a trilha, que fica à direita de quem desce. Localizada, começamos a descer e trilha, que possui três segmentações distintas. Uma parte inicial composta por descida em uma canaleta de rocha e mato com depois uma trilha relativamente bem demarcada, um segundo trecho da trilha que possui diversos "degraus" quebra joelho e o terceiro segmento onde a trilha é mais plana e gostosa. Chegamos ao Campinho por volta das 19h50 onde o Miltão já nos aguardava a algum tempo, devido ao nosso atraso.

No cume do Pico do Itaguaré ao entardecer.

De lá, fomos direto jantar e depois pé na estrada de volta pra Sampa, onde chegamos aqui em casa por volta das 00h40. O Wagner ainda seguiu com a moto o seu destino e eu, após um banhão gostoso e saciado pelo bela aventura fui dormir já que logo mais estaria de serviço! :)

Esta aí uma bela travessia, concluída em um dia (11h54min de caminha) sendo que normalmente levam-se dois dias para ser feita (sem considerar os cumes). Realmente minha expectativa fora saciada e ficou o desejo de voltar lá desta vez para escalar, já que o potencial é imenso, tanto no Itaguaré quanto nos Marins.

É isso aí, forte abraço!